Ações

A pesca de tubarões e raias em Portugal

Saiba mais sobre as tendências de desembarques destas espécies para os útlimos 20 anos

A Pesca de tubarões e raias em Portugal

A pesca é  o maior problema que afeta as populações de tubarões e raias. Estima-se que cerca de 25% destas espécies estejam em risco a nível mundial, encontrando-se muitas delas ameaçadas de extinção de acordo com livro vermelho da IUCN. Em Portugal, não existe uma pescaria dirigida a estas espécies, pelo que a maioria das capturas constituem-se como acessórias.

O SHARK ATTRACT pretende dar a conhecer a realidade da pesca de tubarões e raias em Portugal. Assim, fará uma análise das tendências de desembarque destas espécies nos últimos 20 anos, destacando as mais desembarcadas, os portos com desembarques mais significativos e as artes de pesca que mais contribuem para a sua captura acidental.

Esta informação será complementada com a obtida em inquéritos a realizar a pescadores profissionais, nos portos de Peniche e Sesimbra, onde os desembarques de tubarões e raias são mais significativos. Estes inquéritos vão permitir inferir sobre a perceção dos pescadores relativamente às espécies e quantidades capturadas, ameaças que enfrentam e possíveis alterações sasonais e temporais.